POR GUILHERME GODOY
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
A música popular brasileira é um importante legado da cultura nacional. Sua importância vai além da diversão: ela é capaz de expressar as emoções e a rica identidade do nosso povo.
A trajetória da MPB teve início no século XIX, com a introdução da música europeia no Brasil. No século XX, surgiram os primeiros grupos de Choro e o Maxixe.
Pixinguinha – Um dos gênios da MPB
Ainda no século XX, a música popular brasileira ganhou força com o surgimento do samba. O samba se caracteriza por ser dançante e alegre, fortemente influenciado pela cultura afro-brasileira.
No período da Ditadura Militar (1964-1985), a MPB sofreu repressão e foi proibida. Mesmo sob censura, os artistas da MPB continuaram a produzir música de qualidade.
A MPB ganhou popularidade internacional a partir da década de 1970. Isso se deu com a divulgação por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e João Gilberto.
A MPB é um dos principais expoentes da música mundial. Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Roberto Carlos são reconhecidos em todo o mundo e têm um grande público.
Os novos nomes da MPB incluem Silva, Duda Beat, Tiago Iorc, Marcelo Jeneci, Anavitória, Rubel, Jão, OutroEu, Gilsons e Liniker.