Pular para o conteúdo

Como a Musicoterapia pode ajudá-lo a Alcançar Seus Objetivos em 2023

Musicoterapia é um termo amplo que engloba uma variedade de métodos e técnicas. As terapias compartilham o elemento de integrar a música na vida de uma pessoa para auxiliar na melhora do seu bem-estar físico, mental, emocional e social.

Explore comigo a prática da Musicoterapia e como ela pode ajudá-lo a lidar com os desafios em sua vida.

COMO A MUSICOTERAPIA FUNCIONA

O poder terapêutico da música está em sua capacidade de criar ativamente um estado de espírito ou atmosfera para alcançar um efeito desejado no estado emocional e psicológico do paciente. Dessa forma, a música estimula respostas fisiológicas, como a redução da pressão arterial ou da frequência cardíaca.

A música é parte integrante da condição humana e está profundamente enraizada em nossa herança e tradições culturais – pode também ser usada para ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas consigo mesmas, com sua cultura e sua história familiar, promovendo um senso de pertencimento e bem-estar.

A musicoterapia pode ser utilizada de várias formas, tais como:

  • Ouvindo música
  • Cantar músicas
  • Tocando instrumentos musicais
  • Criar música do zero
Musicoterapia e Música
Como a Musicoterapia pode ajudá-lo a Alcançar Seus Objetivos em 2023 2

A MÚSICA E OS NEUROTRANSMISSORES

Nos últimos anos, com a ajuda da neurociência, conseguimos entender mais sobre como a música afeta as pessoas:

Existem três tipos diferentes de neurotransmissores no cérebro que são afetados pela música: dopamina, serotonina e oxitocina. Todos eles desempenham um papel em como experimentamos a música que ouvimos e em que humor ela nos coloca.

Uma descoberta interessante é que quando as pessoas ouvem música triste, elas liberam seu próprio nível de oxitocina, o que as faz se sentir melhor por ser similar a um abraço da mãe ou do pai na infância.

Os pesquisadores também conseguiram descobrir como ouvir música pode levar a mudanças na atividade entre diferentes partes do nosso cérebro, o que gera uma melhora no humor e até na função cognitiva.

MÚSICA CONTRA ANSIEDADE E ESTRESSE

Alguns estudos da Mindlab International mostraram que ouvir música reduz os níveis de ansiedade e estresse em até 65%.

O estudo contou com voluntários para resolver quebra-cabeças de dificuldade variada, projetados para causar diferentes níveis de estresse. Ao mesmo tempo, os médicos tocavam uma variedade de músicas no local do experimento.

A música que alcançou uma diminuição de 65% nos níveis de ansiedade e 35% de redução nos batimentos cardíacos em repouso foi Weightless, do Marconi Union:

É importante ressaltar que a música ou Musicoterapia não substituem o tratamento convencional, mas o complementam. Procure sempre ajuda médica para que ele possa indicar o melhor tratamento para você.

BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA

A Musicoterapia também pode ser usada para ajudar pessoas com autismo, TDAH, doença de Alzheimer, demência e outros problemas de saúde mental. Também é usada por pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Os benefícios da Musicoterapia incluem:

  • Melhorar o humor e reduzir a ansiedade
  • Aumento da autoestima
  • Melhorar a memória e a função cognitiva
  • Promover habilidades sociais e habilidades de comunicação

A Musicoterapia para adultos pode ajudar com:

  • Gerenciamento de estresse
  • Manejo da dor
  • Transtornos de ansiedade

Quando temos bem-estar, tendemos a olhar o mundo de forma mais positiva e isso nos ajuda a nos manter fortes diante dos obstáculos, além de nos permitir olhar para nossas ambições com mais leveza e alcançá-las com mais facilidade.

COMO ESCOLHER A MÚSICA CERTA PARA SUAS NECESSIDADES

Montar algumas playlists para cada humor não substitui um musicoterapeuta, que saberá trabalhar com as músicas ideais para você, mas isso pode ser um bom exercício para reconhecer emoções! A chave para escolher a melhor música para suas necessidades é saber o que você quer que a música faça por você:

  • Você está procurando algo calmante? Experimente música clássica ou instrumental. Peças de piano ou violão são especialmente boas para esse propósito, porque têm um som suave que pode ajudar a acalmar seus nervos:
  • Procura algo mais otimista? Jazz, blues, funk são ótimas opções que proporcionam uma atmosfera mais animada!
  • Está buscando algo para ouvir em momentos tristes? Experimente a música sertaneja, country ou um pop mais intimista:

OS 5 MELHORES APLICATIVOS PARA ENCONTRAR SUA VIBRAÇÃO

A internet é um ótimo lugar para encontrar música que não são apenas para seus ouvidos, mas também para sua alma. Esses 5 aplicativos de terapia musical online oferecem uma variedade de sons e ritmos diferentes que podem ajudá-lo a relaxar e liberar o estresse:

SERENITY

Para a maioria de nós, a vida está cheia de estressores que não podem ser controlados ou evitados. Mas, mesmo em nossas vidas agitadas, ainda podemos encontrar paz, calma e alegria. Isso é o que diferencia o Serenity de outros aplicativos de meditação – é um aplicativo de meditação guiada com instruções fáceis de seguir que ensina uma variedade de técnicas que visam trazer uma sensação de paz, calma e alegria à sua vida. E com músicas tranquilas e sons calmos!

MEDITOPIA

Meditopia é um aplicativo líder de mercado que o ajudará a se acalmar, reduzir o estresse, dormir bem e iniciar uma jornada de autodescoberta. Com as músicas e meditações guiadas do Meditopia, você poderá dedicar algum tempo de sua vida só para você e descobrir o bem-estar que vem com isso.

ATMOSPHERE

Se você está lutando contra a ansiedade, depressão, estresse ou privação de sono e quer adicionar um complemento à sua rotina de bem-estar, o Atmosphere é uma ótima escolha. A terapia binaural do app é uma maneira amigável de relaxar. Adicione alívio de tensão à sua lista de benefícios ao usar este aplicativo de terapia binaural!

MUSICOTERAPIA

Musicoterapia é um app com uma coleção de músicas criadas para ajudá-lo a relaxar e fazer você se sentir melhor de várias maneiras. Você pode ouvir músicas e sons em qualquer lugar e a qualquer hora. É ótimo para meditação, ioga, reiki, pilates ou simplesmente quando você quer relaxar.

CALM

Sabemos que a rotina diária às vezes pode trazer uma mente ansiosa, mas não precisa ser assim! O Calm oferece meditações guiadas, histórias de ninar para crianças e adultos, músicas relaxantes e outros recursos para ajudá-lo a recuperar o equilíbrio.

Quer ouvir algo novo? Confira minha playlist de covers! Ela conta com suas músicas favoritas em versões relaxantes, inspiradoras ou energizantes! Clique no botão para dar o play:

Marcações:
pt_BR