Pular para o conteúdo
maria maria milton nascimento

Maria, Maria: mais que um sucesso de Milton Nascimento

Maria, Maria é uma homenagem à mãe biológica de Milton Nascimento – uma mulher que lutou para criar o filho como doméstica. Saiba mais!
Leia nesse artigo

Uma das maiores de Milton Nascimento

Maria, Maria é uma canção sobre força, mais conhecida na voz de Milton Nascimento, em gravação de 1978. Cresci ouvindo essa música e, desde pequeno, pude identificar minha mãe como uma das tantas Marias do nosso grande Brasil – mulheres que lutam para criar os filhos com dupla jornada de trabalho e, na maioria das vezes, têm pouco ou nenhum apoio do companheiro.

Em nossa sociedade, onde ainda há muito a ser feito, essas mesmas mulheres ainda precisam manter a alegria em seus rostos e a graça que lhes é ensinada desde a infância como parte de um código de conduta.

Composta por Milton e Fernando Brant, a música foi uma homenagem à mãe biológica de Milton – uma mulher viúva de Minas Gerais que lutou para criar o filho e mantê-lo estudando com seu trabalho de empregada doméstica. Ela faleceu de tuberculose quando Milton tinha aproximadamente 4 anos de idade, mas deixou um legado ao filho: o exemplo de pessoa com garra e ternura.

Fique com a fantástica versão acústica de “Maria, Maria”, lançada em 2018 por Milton Nascimento:

Simples, mas de coração

Gravei esse cover em 2014 como uma homenagem singela a minha mãe e e a todas as mulheres que diariamente enfrentam grandes desafios e conquistam cada vez mais seu espaço nos diferentes contextos do nosso país:

Esse é um cover feito da minha alma e com todo o sentimento que nutri na minha vida pela valorização e reconhecimento de um espaço historicamente retirado. Que possamos refletir cada dia mais sobre a grandeza da equidade, inclusão e amor. E que possamos sempre agir por um mundo com menos luta e mais colaboração. 💞



“Maria, Maria” na voz de Elis Regina

Não poderia terminar esse texto sem trazer essa música interpretada por uma mulher que conhecia, e muito, o seu poder. Na voz de Elis Regina, uma música forte se torna um rugido extasiante. A imortal Pimentinha sempre soube o que fazia:


Para mim, é sempre uma grande alegria poder falar sobre o que acredito através desse canal influente que é a música. Melhor ainda é poder citar aqui esses grandes nomes que eternizaram canções poderosas de admiração, força e celebração.

Conheça mais dessas canções aqui no site! Há muita música boa para ser descoberta nos artigos e um universo de artistas extraordinários aguardando para que suas mensagens cheguem a mais pessoas. Vamos lá? 😉

Guilherme Godoy
Guilherme Godoy
Sou um criador apaixonado por marketing digital, música e artes visuais, com foco em SEO e storytelling. Adoro explorar como a tecnologia e a criatividade podem se unir para criar projetos que inspirem e transformem. Cada campanha e obra que desenvolvo carrega meu compromisso com a inclusão e a intenção de tocar corações, provocando reflexões e conectando pessoas de forma autêntica.
Procurar

Love in Disguise

Assista ao visualizer agora

guilherme godoy, love in disguise
Play Video about guilherme godoy, love in disguise

Para você

pt_BR